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PROVA DE CARGA - 3.500 T.F.

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Em novembro de 2016 a Fundatest participou das obras do “Viaduto Estaiado” de transposição do Monotrilho (Linha 13 – JADE) sobre as rodovias Ayrton Senna e Hélio Smidt em Guarulhos/SP, ligação entre o Aeroporto de Guarulhos e a rede de trens e metrô da capital paulista executando ensaios de carregamento dinâmico (ECD ou PDA) para estacas de grande diâmetro escavadas com fluido estabilizante e carga de trabalho igual a 1.425 t.f., o teste de carga atingiu 3.500 t.f. e além de garantir o sucesso do ensaio foi tema de um artigo que está publicado na Revista Fundações e Obras Geotécnicas edição 82 (páginas 40 a 51) denominado:

“DETECÇÃO DE PATOLOGIAS EM ESTACAS MOLDADAS IN LOCO COM FLUIDO ATRAVÉS DE ENSAIOS DE DESEMPENHO (BIDIRECIONAL E ENSAIO DE CARREGAMENTO DINÂMICO) E CONTROLE DE INTEGRIDADE (CROSSHOLE) E AVALIAÇÃO DOS TRATAMENTOS DEFINIDOS”

Abaixo segue link da Revista para nossos clientes e amigos poderem ler o artigo:

http://www.revistafundacoes.com.br/edicao-82-revista-fundacoes-obras-geotecnicas

“A Linha 13-Jade já aguça a imaginação de quem passa pela região de Guarulhos. Estações que surgem no horizonte, vias suspensas por boa parte do caminho e obras aceleradas. A CPTM precisou alterar o projeto dos viadutos que passarão por sobre as rodovias Ayrton Senna e Hélio Smidt. Os órgãos envolvidos não permitiram que o tráfego ali fosse interrompido e a solução para evitar isso foi redesenhar o conjunto e substituí-lo por um viaduto estaiado com estais duplos.

Graças a essa técnica de construção é possível vencer grandes vãos como vemos nas pontes estaiadas Octávio Frias de Oliveira, na Zona Sul de São Paulo, ou a ponte Orestes Quércia, próximo ao Anhembi. Em vias férreas, hoje temos dois exemplos, a estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás, que é uma ponte com um estal simples, e a recém concluída ponte estaiada da Barra da Tijuca, no Rio, que faz parte da Linha 4 do metrô carioca.”

FONTE: http://www.metrocptm.com.br

O artigo em questão teve a participação das empresas Arcos Engenharia, Consórcio CST e PDI (Pile Dynamics, Inc) representados pelos engenheiros Alysson Santos Resende, Wagner Agnelo Porfírio e Jorge William Beim, ao qual tivemos o imenso prazer de dividir os conhecimentos exposto neste artigo, além da participação dos engenheiros Carlos Malachias e Sérgio de Araújo da Fundatest.

Mais uma vez a Fundatest contribui com outro artigo técnico para o aprimoramento do setor.

Engº Carlos A. Malachias Filho e Engº Sérgio Paulino Mourthé de Araújo

Diretores e Engenheiros da FUNDATEST


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