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Tratando-se de projeto de contenção de encostas, dentro do ramo é normalmente importante para promover a estabilização do solo ou garantir estabilidade na terra. De modo resumido, é realizado por profissionais do ramo para maior assertividade. Não obstante, outrora denominado execução de cortina de contenção, tem como característica da sua empregabilidade, garantir uma escavação segura e correta em casos de necessidade e executar uma contenção segura e de alta eficácia, tais fatores garantem o aumento da qualidade com retenção dos custos a médio e longo prazo e, em alguns casos específicos, logo nos primeiros meses.
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Projeto de contenção de encostas com tudo que há de melhor você encontra na Fundatest. Veja os principais diferenciais na lista abaixo:
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Projeto de contenções e ensaio de integridade PIT
A construção de uma edificação em grandes centros ou centros urbanos quase sempre envolve estruturas de contenção do terreno e terraplenagem e estão presentes em projetos de edificações urbanas e industriais, de estradas, de pontes, de estabilização de encostas, de canalizações, de saneamento, de metrôs, etc.
As contenções de cortes ou aterros são executadas por meio de muros de arrimo, cortinas de estacas, paredes diafragma, retangulões com ou sem atirantamento e etc, para a criação de subsolos para estacionamento em edifícios urbanos. Essas estruturas têm por objetivo suportar os empuxos ou tensões geradas no maciço cuja condição de equilíbrio foi alterada pela escavação, corte ou aterro.
O Ensaio de integridade física de estacas, também conhecido como “Ensaio pelo Método Sônico” ou “Pulse
Echo”. Pode ser usado em estacas moldadas in loco (Hélice Contínua / Estacões) ou cravadas (pré-moldadas) como garantia da integridade do sistema de contenção escolhido pela obra, tendo como resultado:
- Verificação do comprimento
efetivo.
- Existência de possíveis danos
estruturais (seccionamento / estrangulamento / quebra / alargamento).
- Variações nos materiais que
constituem as estacas.
Embora ainda não esteja oficialmente normatizado no Brasil este ensaio tem sido muito utilizado, principalmente em estacas do tipo “Hélice Contínua Monitorada” apontando, em muitos casos, danos estruturais.
O ensaio de integridade física consiste na instalação de um acelerômetro de alta sensibilidade no topo da estaca a ser ensaiada, fixado com uma cera adesiva especial e, em seguida, são aplicados golpes com um martelo de mão. O sinal obtido através do acelerômetro é digitalizado por um computador e posteriormente integrado para obtenção do correspondente sinal de velocidade.
A verificação da integridade da estaca é efetuada por engenheiro especializado por uma análise do formato do sinal de velocidade medida, qualquer variação de impedância ocorrida ao longo da estaca pode ser detectada pela variação do sinal de velocidade.